Tempo de estio

Os fatos anunciam novidade. Doença comum de criança, a tal da estomatite. O incomum é Alice experimentar sua saúde como algo trivial. Apesar da febre, das feridas na boca e do mal estar, sua vida ordinária de quem vai à escola, com descobertas e vírus, é motivo de contentamento. O extraordinário ficou por conta do acúmulo de secreção, que foi se alojar nos pulmões. Pneumonia. Hospital.

Hospital é lugar de decantar lembranças. No primeiro momento, aquelas mais sólidas, mais duras, que evitamos acessar a todo custo, vêm à tona feito turbilhão. Turvam a vista, confundem o pulso. Olho minha filha inerte, entregue, pálida, ofegante e frágil em meus braços e vejo minha mãe. Cada uma em um extremo da vida, e o novelo do tempo a me fiar em sobressalto. Respiro.

Olho de novo. O desfecho inesperado de outrora, com a mãe, me alerta para o risco do hoje, com a filha. Porque vivo lá e cá, passado e presente, é que se faz possível seguir a travessia. Há qualquer coisa de medo e também de esperança na cena que vejo. Há qualquer coisa de alerta e também de sossego naquilo que se anuncia. Sei que o amor, vivido a qualquer tempo, está, continuamente, a nos preparar para a vida.

utiVida. A memória vai desanuviando, assim… Aquilo que nos é familiar não carece de ser igual. De ser repetição. Conforta saber que já estivemos ali – lugar e sensações. Acalma sermos as mesmas e sermos outras – fortalecidas. Temos, pois, a chance de refazer o passado: abrir as janelas, limpar a calçada, estender a roupa no varal… arejar a casa onde habitam os sentimentos mais nebulosos, sem medo da tempestade. Porque se a água inundou os pulmões, cabe avisar que lá não se demorará. É tempo de estio.

Anúncios
Esse post foi publicado em diário da mãe da alice e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s