Lumiar

Para cada porta de escola que se fecha à diversidade humana, um professor ou professora busca promover a inclusão a sua maneira.
Aqui, o relato da professora de História da rede pública de ensino de Belo Horizonte, Luana Tolentino. Para esperançarmos juntos um outro mundo possível.

Gratidão, Luana!

“Hoje foi um dos dias mais especiais de toda a minha carreira docente.
Amanda, aluna do 8º ano, tem me dado a oportunidade de enxergar mais e melhor.
Desde que eu descobri que a Amanda tem baixa visão, realizei algumas mudanças nas minhas aulas. Uma delas foi escrever cada vez menos no quadro.
Nessa manhã, levei um texto para discussão. Fiz duas cópias. Uma com letras maiores para ela, e outra para os demais alunos. Ao recebê-lo, Amanda abriu um sorriso como nunca vi. E antes que eu dissesse qualquer coisa, pediu para conduzir a leitura. Amanda leu como jamais havia feito em outra aula.
Ao verem que o texto dela era diferente, os colegas não fizeram nenhuma pergunta, pois já havíamos conversado sobre a necessidade de auxiliá-la no que for necessário.
Desde que recebeu os livros da Elizete Lisboa, gentilmente emprestados pela professora Constancia Lima Duarte, Amanda está mais confiante! Além do braille, ela descobriu que a cegueira não impediu a escritora de cursar a faculdade de Letras, ser professora, casar e ter filhos. Agora ela sabe que pode ser o que quiser! E como se não bastasse, graças ao intermédio da querida Vera Godoy, em breve a Elizete nos fará uma visita. Estamos todos felizes e ansiosos!
E assim seguiremos. Mesmo com os desafios diários. Amanda, os colegas e eu. Aprendendo e ensinando. Porque a escola deve acolher a todas e todos. De acordo com as suas singularidades. E não há o que discutir.”

Arte do projeto: Talita Amorim

— com Luana Tolentino.

 

lumiar

Anúncios
Esse post foi publicado em Posts e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s