Primeiro dia de aula

Desde que matriculamos Alice na escola, atravesso os dias da espera saltitando de uma expectativa à outra. Uma alegria espaçosa dá guarida à insegurança, à curiosidade e à coragem. Acolhidos todos os sentimentos, perdoo-me por ter duvidado de que esse dia chegaria.

Diz a lei que se nasceu humano – menino ou menina, pobre ou rico, branco ou preto – seja lá qual for a condição ou característica, tem direito de ir à escola. Mas nós, que vivemos num mundo impregnado de preconceito, um mundo enquadrado que pouco respeita ou valoriza as diferenças… nós duvidamos disso, sim. Por vezes confundimos direito com privilégio. Outras tantas vezes, duvidamos que é possível acolher, conviver com o que nos desafia. As diferenças parecem criar barreiras de toda ordem, intransponíveis.

Mas basta que alguém diga que talvez sim. Basta que uma pessoa diga que é possível. Basta que uma crença nos aproxime. Que uma perspectiva nos una. Basta que o respeito nos acolha exatamente como somos, humanamente diferentes. Que a humildade nos assuma aprendizes.  Que o afeto nos receba totalmente livres. Então é lá, na escola, que construiremos os tantos saberes necessários a esse mundo tão diverso e tão uno. Pelas mãos das crianças, temos a límpida chance de resgatar confiança e esperança.

Alice é a primeira aluna com deficiência motora a experimentar esta escola. É provável que muitas dúvidas nos movam em torno das transformações do espaço, das pessoas, das relações. Uma única certeza nos basta: ali, nesse ponto que se inicia sem vícios ou julgamentos, são apenas crianças, todas crianças, aprendendo a descobrir o mundo em solidariedade.

Seja feliz, minha filha! Agora o mundo é seu.

IMG_0667.JPG

Anúncios
Esse post foi publicado em Posts e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s