63 filmes sobre diversidade e inclusão

Um convite feito na página Diário da mãe da Alice, no Facebook, resultou na indicação de mais de 60 filmes sobre os temas diversidade, inclusão, empatia e respeito às diferenças. Tem sugestão de filme recém-lançado e tem lembrança de filme antigo, tem dica de animações e filmes voltados para o público infantil, tem drama, comédia, documentário… A despeito dos 15 primeiros filmes, que figuram entre os mais indicados pelos leitores do blog, os demais estão dispostos aleatoriamente.  Diversa em si mesma, os longas prometem ser uma boa companhia para 2017! 

Um agradecimento especial a todos que contribuíram para que essa relação de filmes resultasse em material tão robusto e interessante:  Gisele Fontes, Claudia Mathias e Luciamara da Silva, as três cinéfilas mais contributivas! E também Zoe de Camaris, Beatriz Saldanha, Viviana Pérez, Regiane Mantovani, Camila Zanata Beilke, Sabrina Queiroz, Natasha Caramaschi, Cinthia Figueiredo, Glória Prado Negreiros, Elizabeth Maria Rallo Jardim, Jane Oliveira, Elaine Sagiani, Kenya Costa, Maísa Santos, Fátima Ribeiro, Kariny Krüger, Patrícia Salles Gentil, Michelle Malab, Priscila Costa Souza, Vânia Soares, Maria Rodrigues Gomes, Tatiana Silva Tavares, Heloisa Salles Gentil, Denise Abreu, Cynthia Massote, Michele Santos, Aline Cipriano, Marcelo Sant´Anna Pereira, Aline Colatto, Ana Maria Ceccato, Anne Carolina Festucci, Andreia Cartolari Palao, Marcela Azevedo, Maria Juliana Sampaio, Maristela Lugon, Luh Barbosa, Adriana Torres Ferreira, Nereide Mazzucchelli, Erica Brandão Couto, Erika Souza, Julia Abrantes, Maine Bonomi, Fátima Rymsza, Kika Sales, Damiana Barbosa, Cida Venâncio, Carla Flach, Maria Regina Gentil Medeiros. Paula Nascimento, Vera Lúcia Ornella, Camila Vale Alvarenga, Ana Luiza Morrone e Ana Paula das Graças.

P.S.: Em breve, na sequencia, virão também sugestões de curtas e de livros sobre o mesmo tema.  

  1. O Escafandro e a Borboleta

História de jornalista bem-sucedido, editor da revista Elle, que, aos 43 anos, sofreu um acidente vascular cerebral e desenvolveu a síndrome do encarceramento, a qual deixou seu corpo paralisado. O único movimento preservado é do olho esquerdo.

  1. De porta em porta

História verdadeira de Bill Porter, que nasceu com paralisia cerebral e luta pelo trabalho como vendedor.

 3. The fundamentals of caring ou Amizades Improváveis

Ben é um escritor que decide tornar-se cuidador após sofrer uma tragédia pessoal. Seu primeiro cliente, Trevor, possui distrofia muscular. Juntos, eles embarcam em uma viagem por diversos lugares.

  1. Temple grandin

Retrata a perseverança e a determinação de uma jovem mulher queluta contra o isolamento desafiador que o autismo impunha em uma época em que ainda era bastante desconhecido.

   5. A família Belier

Paula, a filha de 16 anos da família Belier, é a intérprete indispensável para muitas das tarefas diárias de seus pais e irmãos, todos surdos, menos ela. Um dia, Paula decide participar de um concurso musical em Paris, que lhe daria acesso seguro a uma carreira e aos estudos universitários. No entanto, esta decisão significa deixar para atrás sua família. 

  1. Meu nome é rádio

Inspirado em fatos reais, o filme narra a história de Rádio, um jovem ascinado pelo futebol americano que vivia andando com um carrinho de supermercado com várias coisas, em especial um rádio. Ele passa despercebido dentre as pessoas, até que o treinador da equipe de futebol passa integrá-lo na equipe, na escola, e na vida.

  1. I am Sam / Uma lição de amor

O filme relata a história de Sam Dawson, um homem com atraso cognitivo que cria sua filha com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos, a filha começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer interná-la em um orfanato.

  1. Como estrelas na Terra

Conta a história de uma criança que sofre com dislexia e não é compreendida pelos professores e pais.

  1. O primeiro da classe

Drama familiar sobre um homem com Síndrome de Tourette que desafia a todos para se tornar um excelente professor.

  1. Homens de Honra

Brashear tem de lutar contra o preconceito e a burocracia militar para buscar seu sonho de se tornar comandante. Chega à função de Mergulhador de Combate Chefe da Marinha dos EUA, tendo sido o primeiro afro-americano a receber tal título. O filme aborda a discriminação racial tão comum nos EUA na década de 40. 

  1. Milagres do Paraíso

Christy e Kevin Beam são pais de três garotas: Abbie, Annabel e Adelynn. Eles vivem em uma confortável casa e acabam de abrir uma clínica veterinária, o que fez com que tivessem que hipotecar a casa. Um dia, Annabel é diagnosticada com um grave problema digestivo. Tal situação faz com que os pais busquem, a todo custo, um meio de salvar a vida da filha.

 12. Mãos Talentosas

Um menino pobre de Detroit, que sempre levou uma vida desmotivada: tirava notas baixas e não tinha perspectivas de um grande futuro. O que ninguém esperava é que ele se tornaria um neurocirurgião de fama mundial.

  1. Para sempre Alice

A Dra. Alice Howland é uma renomada professora de linguística. Diagnosticada com Alzheimer, suas relações são postas à prova e ela se aproxima, cada vez mais, de sua filha.

  1. A maçã

Duas irmãs gêmeas ficaram aprisionadas em casa por onze dos seus treze anos de vida. Foram libertadas após uma denúncia. Samira Makhmalbaf, uma menina de 18 anos, decide filmar o processo de libertação e adaptação das irmãs à vida social. Este processo é marcado por muitos desafios e descobertas do mundo externo, tudo balizado por um novo prazer de viver. 

  1. Meu filho, meu mundo

A história de uma família cujo filho, Raun, tem autismo e eles se apoiam na crença de que o amor pode transformar sua vida. 

  1. O homem que viu o infinito

O matemático autodidata indiano Srinivasa Ramanujan (1887-1920) é o foco desta cativante cinebiografia. Um retrato sensível das dificuldades de adequação de Ramanujan (Dev Patel), um gênio intuitivo, a um tempo e um espaço ainda despreparados para compreendê-lo.

  1. Os melhores dias de nossas vidas

É a história entre dois amigos – um tetraplégico e outro que tem paralisia cerebral – que, cansados das regras da vida, resolvem abandonar a instituição em que estão internados).

  1. Autismo, o musical

Documentário que acompanha os esforços de 11 crianças autistas que se preparam para montar um musical ao vivo em Los Angeles.

  1. Colegas

Uma divertida comédia que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através do olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema. 

  1. Vermelho como o céu

Mirco Balleri é um garoto comum de 10 anos de idade que adora cinema e vive em uma pequena cidade italiana. Em uma de suas peraltices, resolve brincar com a arma de seu pai e um grave acidente faz com que perca grande parte de sua visão.

  1. Forrest Gump

A história atravessa várias décadas na vida do personagem central, Forrest Gump, um homem simples do Alabama que viaja ao redor do mundo, encontra figuras históricas, influencia a cultura popular e é testemunha de alguns dos eventos históricos mais notórios da segunda metade do século XX.

  1. Um momento pode mudar tudo

Bec é uma jovem de vida tumultuada, que vive longe da família e se relaciona com o professor casado. Ela acaba aceitando um novo trabalho: cuidar de Kate, que sofre de uma doença degenerativa chamada “ELA”. Enquanto o casamento de Kate se desmorona, a relação entre ambas se torna cada vez mais especial.

  1. Meu pai, meu herói

Julien vive numa cadeira de rodas e, como todos os adolescentes, sonha com grandes aventuras e emoções. Para realizar um de seus sonhos, Julien convence o pai a competirem juntos no triathlon ironman, uma das provas mais difíceis do circuito mundial. Durante o treinamento, o jovem tem a chance de reconstruir a relação com o pai, transformando a vida de toda a família.

  1. O oitavo dia

Retrata o cotidiano de dois personagens muito distintos e, ao mesmo tempo, semelhantes. O primeiro, Georges, com síndrome de Down e o segundo, Harry. Eles vivem o cotidiano através de rotinas diárias, do amanhecer ao dormir. Paralelamente a isso, os personagens enfrentam problemas familiares como divórcio, desapego, amores não correspondidos e profissionais.

  1. Óleo de Lorenzo

O filme é uma história real de um casal cujo filho mais jovem, Lorenzo, começa a apresentar hiperatividade, surdez, desequilíbrio e vários outros sintomas. Lorenzo levava uma vida normal até os seis anos, quando foi diagnosticado com  adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença degenerativa extremamente rara e incurável.  Os pais decidem, então, estudar e pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que pudesse deter o avanço da doença.

  1. Rain Man

Charlie fica sabendo que seu pai faleceu. Eles não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e, ao cuidar do testamento, descobre um “beneficiário” tinha herdado três milhões de dólares. Curioso em saber quem herdou a fortuna, descobre que o irmão, cuja existência desconhecia. Autista, Raymond é capaz de calcular problemas matemáticos com grande velocidade e precisão. Charlie sequestra o irmão da instituição onde está internado para levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro. É durante uma viagem cheia de imprevistos que os dois entenderão o significado de serem irmãos.

  1. À primeira vista

Depois de passar a maior parte da sua vida cego por conta de um acidente na infância, Virgil passa por uma cirurgia por insistência da namorada, Amy, e precisa reaprender a lidar com o mundo a partir da perspectiva visual.

  1. Amargo Regresso

Quando seu marido embarca para o Vietnã com os fuzileiros, Sally começa a trabalhar em um hospital de veteranos. Lá ela se apaixona por Luke, um sargento que ficou paraplégico na guerra. Quando Bob retorna, os três tentam se adaptar às mudanças.

  1. Uma mente brilhante

John Nash é um matemático com uma carreira acadêmica respeitável, tendo recebido o Prêmio de Ciências Econômicas. Ele é, então, chamado para um trabalho em criptografia para o Governo dos Estados Unidos, quando passa a sofrer delírios e alucinações. Diagnosticado com esquizofrenia, e após várias internações, ele precisará usar de toda a sua racionalidade para distinguir o real do imaginário. Baseado em história real.

  1. Mary and Max

Mary é uma menina solitária de oito anos, que vive em Melbourne, na Austrália. Max tem 44 anos e vive em Nova Iorque. Obeso e também solitário, ele tem Síndrome de Asperger. Mesmo com tamanha distância e a diferença de idade existente entre eles, Mary e Max desenvolvem uma forte amizade, que transcorre de acordo com os altos e baixos da vida.

  1. Castelos de Gelo

A jovem, bela e talentosa Alexis Winston se torna uma estrela da patinação artística. Uma queda trágica a deixa cega, e ela precisa redescobrir a força para patinar e para sonhar novamente.

  1. Nascido em 4 de julho

Ron Kovic, um soldado estadunidense, é ferido na guerra do Vietnã e fica paraplégico. Enquanto se encontra no hospital, ele começa a questionar a posição do seu país na guerra e se torna um ativista político, lutando contra a guerra e pelos direitos das pessoas com deficiência.

  1. Além dos meus olhos

Baseado em uma história real, o filme conta a história de James e Ethel, que são cegos e, depois de alguns anos de união, descobrem que não podem ter filhos. Quando decidem adotar uma criança, eles têm que enfrentar uma série de barreiras legais e provar que são capazes de cuidar de alguém.

  1. Filhos do silêncio

James Leeds é um professor de linguagem de sinais recém-contratado em uma escola para surdos, onde conhece a jovem misteriosa Sarah Norman, uma antiga aluna da escola. À medida que se aproxima para tentar ajudá-la, James se apaixona por ela.

  1. Simples como amar

Após estudar em uma escola para pessoas com problemas mentais, Carla volta para a casa de seus pais em São Francisco. Os pais precisam, agora, lidar com a crescente independência da filha, que pretende ir para a faculdade, morar sozinha e namorar.

  1. Melhor impossível

Em Nova Iorque, um escritor com problemas psiquiátricos tem como alvos principais um artista gay, seu vizinho, e uma garçonete que o atende diariamente e se desdobra para cuidar do filho que tem asma crônica. O destino vai fazer com que eles fiquem muito mais próximos do que poderiam imaginar.

  1. Mr Jones

Um homem de 36 anos, charmoso e impulsivo, atrai a atenção das mulheres. O estranhamento começa a se dar quando ele intercala momentos de euforia com enormes desesperos, o que leva uma psiquiatra a ajudá-lo a tratar a bipolaridade.

  1. Murderball

Documentário sobre equipe de esportistas que, nas Paralimpíadas de Atenas, superam obstáculos inacreditáveis e suas limitações físicas e pessoais através do esporte.

  1. Bem X – a fase final

Ben X – A fase final conta a história de um adolescente que sofre de Síndrome de Asperger. Com extrema dificuldade de socialização e comunicação, Ben mergulha em um jogo de videogame, jogado por milhares de pessoas online ao mesmo tempo, cada qual operando um personagem num mundo virtual. No jogo, Ben é um herói, em oposição ao “ninguém” do mundo real: tem armas e poderes cobiçados e até uma princesa apaixonada por ele.

  1. Nanette, a meia irmã

Nanette é uma mulher que tem a idade mental de uma pessoa de 8 anos. Ela sempre viveu com a mãe que a criou sozinha. Nanette trabalha na limpeza de uma escola da comunidade e sua melhor amiga é uma tartaruga. Quando a mãe dela morre, Nanette tem que viver em uma casa de repouso, mas o local não aceita animais. Então ela pega sua mala e sua tartaruga e decide procurar o pai, que conhece por uma foto antiga, uma carta e um endereço.

  1. O piano

Retrata a sofrida trajetória de Ada McGrath, uma mulher que não fala desde os seis anos de idade e se muda para a Nova Zelândia recém-colonizada. Em companhia da filha, ela conhece seu futuro marido, com o qual não simpatiza. Para piorar a situação, o noivo se recusa a transportar o piano de Ada, que é sua maior paixão. Porém, o administrador George Baines, imediatamente interessado na mulher, adquire o instrumento e promete devolvê-lo caso ela lhe ensinasse a tocá-lo. 

  1. Os Intocáveis

Sensível narrativa baseada na história real de amizade entre um milionário francês tetraplégico e um imigrante algeriano contratado para ser seu enfermeiro.

  1. Soul Surfer – Coragem de Viver

Baseado na história real de uma surfista que, aos 13 anos se tornou campeã de diversos campeonatos, e sofreu um ataque de um tubarão, o que levou à perda de seu braço esquerdo.

  1. Ferrugem e osso

O filme narra a história de uma treinadora de baleias que teve as duas pernas amputadas.

  1. Carne trêmula

História de Almodovar, narra uma dependente química que saca um revólver durante uma revista e atinge, acidentalmente, um policial, que fica paraplégico.

  1. Decisões extremas

John é um profissional de publicidade e casado com uma linda mulher, com quem tem três crianças. O casal descobre que as duas crianças mais novas têm uma doença fatal e John deixa a carreira de lado para dedicar-se à busca de uma cura.

  1. A excêntrica família de Antônia

O filme conta a história da matriarca Antônia que, depois de voltar à vila onde nasceu, estabelece uma comunidade com sua filha. O enredo se desenvolve em torno da relação das duas com os moradores da vila. Assumem a fazenda da família e alojam um homem simples da aldeia e uma jovem com problemas psicológicos que foi estuprada pelo irmão, além de manter amizade com Kromme Vinger, um filósofo estudioso de Schopenhauer e Nietzsche.

  1. Meu nome é Khan

Rizwan Khan, uma criança muçulmana que tem síndrome de Asperger, cresceu com a sua mãe em Mumbai. Quando adulto, decide se mudar para São Francisco, onde vai viver com os seus irmãos. Lá, ele se apaixona por uma cabeleireira divorciada que vive com o filho. 

  1. 13ª emenda

Documentário que discute a décima terceira emenda à Constituição dos Estados Unidos – “Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado” – e seu terrível impacto na vida dos afro-americanos.

  1. Mr Holland, adorável professor

Em 1964, um músico decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando ele e a esposa tem um filho com surdez. 

  1. O milagre de Ane Sulivan

Baseado na vida real de Helen Keller, o filme conta a comovente história de Anne Sullivan, uma persistente professora cuja maior luta foi a de ajudar uma menina cega e surda a adaptar-se ao mundo que a rodeava. 

  1. Gaby, uma história verdadeira

Gaby, jovem filha de ricos europeus refugiados no México, foi diagnosticada com paralisia cerebral ao nascer. Com severas limitações motoras, o cérebro continuou ativo e ela foi capaz de completar um curso na universidade e tornar-se escritora famosa.

  1. Bicho de sete cabeças

O relacionamento entre Wilson e seu filho Neto está cada vez pior. A situação entre os dois chega ao seu limite, até que o pai decide internar o filho em um manicômio, onde o rapaz enfrenta condições terríveis de tratamento.

  1. Black (história de uma pessoa surda que é tratada como animal)

A história de uma família anglo-indiana católica, cuja filha mais velha, Michelle, ficou surda e cega após uma doença. Ela cresce sem conseguir se comunicar com o mundo, e seus pais não sabem como educá-la. Quando nasce a filha mais nova, Sara, as dificuldades aumentam ainda mais pela diferença de ambas e Michele começa a sentir ciúmes da sua irmã pelo carinho extremo dos pais. Como a última saída, eles recorrem a uma professora, que tem a missão de ensinar Michelle a se comunicar com o mundo.

  1. Nise, o coração da loucura

Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, por meio da arte.

  1. Como treinar seu dragão

A história gira em torno de um garoto de 15 anos chamado Soluço, que vive na ilha de Berk, onde os combates entre vikings e dragões é um modo de vida. No entanto, quando soluço encontra a raça mais poderosa dos dragões, o Fúria da Noite, ele vê sua chance de provar que ele tem tudo para ser o melhor dos vikings. Depois da captura, Soluço acaba fazendo amizade com o dragão, que ele chama de Banguela. Esta relação vira de cabeça para baixo quando ele se esforça para convencer sua tribo que não precisam ser matadores de dragão.

  1. Procurando Nemo

Conta a história de amor entre pai e filho, um peixe palhaço, que tenta proteger a todo custo seu filho Nemo, que é o único sobrevivente de sua família após um ataque de uma barracuda. Nemo passa a ser superprotegido pelo pai, por ser filho único, e ter uma deficiência física em uma de suas nadadeiras.

  1. Procurando Dory

Dory sofre de perda de memória recente. Ela, muitas vezes, não é compreendida pelos outros peixes e seres do mar e enfrenta alguns problemas em razão de sua “desabilidade”. Tem pais amorosos e dedicados que paciente e repetidamente tentam ensiná-la formas de lidar com suas dificuldades, para adquirir independência.

  1. A teoria de tudo

Sensível narrativa sobre o relacionamento do famoso físico Stephen Hawking com sua esposa Jane, desafiado pela doença de Hawking, portador de esclerose lateral amiotrófica.

  1. O Lar das Crianças Peculiares

Após a estranha morte de seu avô (Terence Stamp), o jovem Jake (Asa Butterfield) parte com seu pai para o País de Gales. Lá ele pretende encontrar a srta. Peregrine (Eva Green), atendendo ao último pedido do avô, que lhe disse que “ela contará tudo”. Só que, ao chegar, descobre que o local onde ela viveria é uma mansão em ruínas, que foi atingida por um míssil durante a Segunda Guerra Mundial. Ao investigar a área, Jake descobre que lá há uma fenda temporal, onde a srta. Peregrine vive e protege várias crianças dotadas de poderes especiais.

  1. After Thomas, um amigo inesperado

Kyle Gram é um menino frágil que sofre de autismo. Seus pais fazem de tudo para tentar se comunicar com ele, até que um cachorro chamado Thomas consegue criar uma relação com o menino que o ajudará a estabelecer sua comunicação.

  1. Pequeno segredo

A história, que é autobiográfica e ficcional, conta que um neozelandês vai para a Amazônia e se apaixona por uma cabocla com quem tem uma filha, depois conhece o casal de velejadores que está viajando o mundo. Dessa amizade, vem a adoção da filha desse relacionamento.

  1. Requisitos para ser uma pessoa normal

Maria tem 30 anos, é uma pessoa peculiar e tem um objetivo: se tornar uma pessoa normal. Mas antes de tudo ela deve descobrir o que é exatamente isso. Que tipo de pessoa que ela é? Ela é uma pessoa normal? O que exatamente isso significa? Essa questão é mais profunda em sua mente. Depois que ela lista todos os requisitos, ela se propõe alcançá-los. Nesse percurso ela vai encontrar a ajuda de seu irmão, Alex, um rapaz de 25 anos com problemas mentais e que atinge todas as necessidades da lista. Ela conhece Borja, um garoto obcecado com dietas e perder peso. Eles vão fazer um pacto curioso: ela o ajuda a viver uma vida ativa e saudável, e ele a ajuda a encontrar seu objetivo: se tornar uma pessoa normal.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Posts e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s