Uma árvore, uma filha, um livro

Dizem que toda pessoa, antes de morrer, deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. A árvore, plantei uns quinze anos atrás, no quintal da casa de minha mãe. Um ipê amarelo, cuja semente ela entregou à terra junto com minha infância. Desde que eu era pequenina, minha mãe me ensinou a aguardar pelo meu aniversário contando os dias pelo florescer amarelinho que abraçava nossa casa. O ipê que teve lugar no novo endereço, tanto tempo depois, nunca chegou a entregar flores a d. Vera. Mas a memória não se ressente disso, pois festeja as tantas vezes em que falamos, ela e eu, sobre a semente que germinou pelo afeto e pela expectativa. O broto deixou de herança os tantos invernos salpicados do amarelo que transforma saudade em alegria.

A filha… ah, a filha completou três primaveras. Ela sabe todos os segredos sobre o tempo da semente e o tempo da colheita. Sim, segredos não técnicas, porque, segundo ela, o florescer não advém de sequência lógica de atividades, mas da poesia que mora no cuidar de cada espécie. De tanto jardinar com ela, quem amadureceu fui eu.

O fruto é o livro. As descobertas em torno dos primeiros anos de vida de minha filha ganharam registro no papel. O Diário da mãe da Alice resgata nossa experiência íntima e singular, mas é também um registro coletivo, solidário, universal. São variadas histórias de outras tantas pessoas que estão ali simbolicamente retratadas, nesse emaranhado diverso e rico que o amor é capaz de tecer. Os relatos que viraram papel voltam portanto, destino reverso, à condição de semente. Sementes, no plural. Carregam consigo o sonho de preparar um mundo onde as diferenças possam mais do que viver, florescer.

Para conhecer mais sobre o projeto de publicação do livro, acesse:

https://www.catarse.me/diariodamaedaalice

Esse post foi publicado em Posts e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

