A hora do desamparinho

Na semana passada, o texto que abordava o choro diário de minha filha Alice, às seis da tarde, motivou uma série de mensagens comoventes de outras tantas pessoas que vivem ou viveram realidade parecida. Significar a dor do outro é ato laborioso, que exige um desprender-se de si mesmo e permitir-se a profunda empatia. Mas partilhar essa experiência uns com os outros nos fortalece, nos encoraja, nos empodera… Foi o que concluí depois de ler as centenas de mensagens de pessoas que generosamente falavam de suas vivências nesse sentido. Quanta amorosidade, quanto aprendizado!

Entre elas, Semiramis Gouveia contou que, em Moçambique, o entardecer é chamado “hora do desamparinho”. O simpático significado cunhado pela cultura moçambicana antecipa a penúria do crepúsculo que consumia minha pequena, e tantas outras crianças, pelo que soube. Mas tal denominação também revela qualquer coisa de acolhimento, própria dos diminutivos… A sabedoria moçambicana parece ter significado a angústia já abrindo caminho para o afeto que tudo repara.

Fui à internet, buscar conhecer um pouco mais dessa história e, entre os achados, encontrei um artigo da poetisa Elisa Lucinda, reproduzido no jornal Folha de S. Paulo. Ela relatava sua experiência na cidade de Cabo Verde, em maio de 1996. Reproduzo, abaixo, o gracioso trecho que faz menção à hora do desamparinho:

“Retornei ao hotel, unhas feitas e braços dados com Lica, quase bailando pela rua paralelepipedal, na tarde que caía com delicadeza. Um grande silêncio de nuvens, o céu laranja róseo se estabeleceu, e ela disse: ‘Adoro caminhar nesta hora do desamparinho’. Meu coração disparou: O quê? É assim que se chama crepúsculo aqui? Era. Esse pensamento me comove, Lica! Ela explicou que era um desamparo efêmero: só uma noite entre os dias e logo amanhecia”.

Que assim seja…

desamparinho

Anúncios
Esse post foi publicado em Posts, Sem categoria e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s