Minha filha, minha língua

Como plateia privilegiada do encontro entre minha filha e o mar, apreciei cada uma das expressões das quais ela lançou mão para demonstrar seu sentimento, sua sensação. Do estranhamento e da desconfiança, passando pela curiosidade e pela surpresa, até o relaxamento e o deleite, tudo esteve ricamente estampado em sua face de criança. E eu, que sou tão apegada às palavras, ao peso e à concretude que elas conferem aos acontecimentos, notei-as absolutamente dispensáveis na comunicação de minha pequena.

Tantos anos depois de ter me formado em Comunicação Social, tenho minha filha, hoje com um ano e cinco meses, como professora desta matéria. A abordagem que ela propõe me é surpreendentemente nova e desafiadora. Sem as palavras, ela me ensina com os movimentos de seu corpo a eficiência da comunicação mãe e filha. Sem as palavras, ela educa o meu olhar para as sutilezas incorpóreas do mundo. Sem as palavras, ela me desperta para a espontaneidade e a franqueza, longe da embalagem letrada do polimento ou da bajulação. Sua sede ou sua fome, seu contentamento ou sua dor, seu desejo ou sua repulsa são expressos com a mais preciosa substância: a coragem e a confiança para interagir com o outro, a despeito de qualquer limitação. Eu sigo como sua aprendiz, atenta e agradecida por essa sorte de experimentar uma nova perspectiva de comunicação. Minha filha é minha segunda língua. Ou, melhor dizendo, minha filha é a minha primeira língua, a tradução da beleza do mundo que eu até então desconhecia.

IMG_1542

Esse post foi publicado em Posts e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

