Coleção

Logo que decidimos pelo nome Alice para nossa filha, foi iniciada uma coleção de edições diversas do livro “Alice no país das maravilhas”. Garimpando despretensiosamente daqui e dali, o avô e as tias da Alice foram dando corpo à coletânea de imagens e narrativas da referida estória de Lewis Carroll.

O primeiro capítulo de todo esse interesse teve lugar na minha infância. Quando alfabetizada, fui presenteada por meu pai com “Alice no país das maravilhas”. A descoberta das letras e a fantasia da estória foram minhas companheiras por muito tempo. O livro passava as noites embaixo do meu travesseiro e, não raro, era capaz de atravessar os lençóis para povoar meus sonhos de criança. Um ano depois, a escola em que eu estudava promoveu um teatro com a participação dos alunos e a estória escolhida foi… vocês imaginam! Dediquei dias e noites ensaiando passos e letras de música, com toda a família participando, só para ter a oportunidade de estar ainda mais perto de Alice.

E agora cá estamos, com nossa Alice que, assim como a personagem do livro, subverte a lógica do mundo! Uma coleção de livros homônimos têm, portanto, um apelo irrecusável. Mas os familiares da Alice cuidaram de fazer essa nossa história ainda mais interessante. Os livros têm sido comprados especialmente nas viagens que cada um faz. Antes mesmo de embarcar, alimentamos o burburinho sobre quais características poderá ter a edição que será encontrada para nossa Alice. E quando o presente chega, olhamos juntos o que as páginas nos oferecem, curiosos, cuidadosos, interessados. Assim, minha filhota já tem “Alice no país das maravilhas” em português, alemão, espanhol e italiano. Além do exemplar único, já comentado aqui no Diário, de livre tradução do alemão para o português, feito pelo avô da Alice, durante o período em que a neta esteve na UTI Neonatal.

Observo a coleção tomando corpo na estante. Cada livro é uma lembrança, um bem-querer. Os exemplares reúnem a linguagem universal de nossa família. São a redundância do afeto, prefaciando as tantas descobertas que nossa Alice protagonizará.

IMG_1113

Anúncios
Esse post foi publicado em Posts e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s