O primeiro sorriso

Minha filha Alice,

hoje eu lhe escrevo como quem chegou à outra margem do rio. Escrevo com o corpo que se permite sentir algum cansaço porque atracou em lugar seguro, depois de ter iniciado longo percurso de peito aberto. A beleza dessa travessia foi desenhada em seu rosto, filha. De uma extremidade a outra, você foi capaz de rasgar a caudalosa angústia, livrar-se das amarras da impossibilidade, e fazer emergir um longo, rico, leve e comovente sorriso em sua linda face de menina.

Há quem diga que o choro a plenos pulmões é o primeiro anúncio de um bebê saudável. Na sua história, minha filha, foi um sorriso que evidenciou o seu nascimento para a vida. Não por acaso ele teve lugar em meio às águas do banho matinal. Fomos todos fartamente batizados pela alegria de um novo tempo. Aquele sorriso justificou minha existência, filhota. Aquele sorriso é capaz de justificar qualquer luta pela vida.

Sabe, filha, eu sempre senti seu sorriso, ainda que ele não lhe brotasse dos lábios. Sentia no seu balançar de pernas, nos olhos vibrantes, nos braços que hasteavam sua alegria. Mas ver o riso complementar sua comunicação, ilustrando sua valentia com tanta beleza, ah… isso desorientou minhas emoções. Passei aquele 12 de dezembro de 2014 inteiro sem sentir os pés tocarem o chão, pendurada na lembrança de seu sorriso.

Nós temos um mundo de possibilidades pela frente, minha filha. Não há prognóstico capaz de predizer a força transformadora do nosso amor. Foi isso o que sua gargalhada me contou. E eu sigo ecoando essa verdade também em minha face. Sorrio por você, para você, com você.

Com amor,
Sua mãe.

Esse post foi publicado em Posts e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

