Ô, Coitado!

Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, coitado é um adjetivo que significa infeliz, miserável; pessoa ou animal digno de dó, desgraçado. A força simbólica deste vocábulo e seus sinônimos exige de nós muito mais que uma interpretação apressada.
Um adjetivo é um julgamento e, como tal, está carregado dos conceitos e preconceitos de quem o utiliza. Uma pessoa que considera um cadeirante um coitado, por exemplo, está dizendo que, na sua compreensão do mundo, no seu juízo de valor, aquele que usa cadeira de rodas é digno de dó, é infeliz. Mas, provavelmente, este não será o sentimento do próprio cadeirante, que não vê em sua limitação um impedimento para sua alegria e sua realização. A lista de pessoas que poderiam ser incluídas nesse exemplo é grande: as pessoas com deficiência, com autismo, com síndromes diversas, com nanismo… Se os dizemos “coitados”, evidenciamos os recursos internos de que dispomos para compreender o mundo, os quais podem estar impregnados de ignorância ou engano. É aí que o preconceito se perpetua e que o mundo fica estreito, limitado e, por que não dizer, sem graça.
Esse é um dos preciosos aprendizados que minha filha me proporciona, dia após dia. Em contato com o outro, seja ele ou ela quem for, cabe o exercício de abandonar a si mesmo e olhar esse outro com generosidade. Antes do estranhamento, a interação. Antes do julgamento, a conexão. Antes da pena, a empatia. Antes da piedade, a alegria de experimentar um mundo rico e diverso, pela beleza de cada um.

coitado

Anúncios
Esse post foi publicado em Posts e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s