O peso de um diagnóstico

Muitas mães tem enviado mensagens contando suas experiências, o que me faz ser toda gratidão. Nos últimos dias, em especial, um tema ocupou mais de um relato: o susto do diagnóstico de um filho. Como é difícil!… Movida pela solidariedade a cada uma dessas mães que vivenciam ou já vivenciaram a tensão desse momento, compartilho minha percepção, construída a partir da recente experiência com minha filha, depois de passado o assombro.

A frustração, a angústia e o medo parecem nos acompanhar no início da jornada. Precisei aconchegá-los bem junto ao peito, legitimá-los como companhia, para conseguir criar espaço para o empoderamento provocado pela coragem.

Por mais triste ou temeroso que possa parecer à primeira vista, um diagnóstico é sempre libertador. É um principio de compreensão que nos convoca ao enfrentamento. Aponta para caminhos que vão desde a busca da cura; passando pela potencialização da identidade, a despeito da doença; até a adoção de cuidados paliativos que garantam a dignidade e o afeto. Conhecer o que nos rouba a saúde e aceitar, sem conformismo, cria possibilidades para todo tipo de intervenção, de experiência, e, sobretudo, de aprendizado. Possibilita-nos iniciar uma caminhada esperançosa. Liberta a consciência para a (re)significação do nosso estar no mundo. É, portanto, ponto de partida e não de chegada.

Entendo, ainda, que um diagnóstico é uma interpretação médica da realidade. Importante, necessária, mas incompleta, pois carece ser complementada por contribuições diversas das outras ciências, das artes, da espiritualidade e, sobretudo, do sentimento. Este último, inclusive, é que nos revela o que há de mais precioso nessa batalha pela vida: a convicção de que o contrário da doença não é a saúde, é o amor!

Anúncios
Esse post foi publicado em Posts e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s