Sua filha é PC?

O diálogo aconteceu rapidamente, numa transição de situações.
– Sua filha é PC?
Pausa de alguns segundos para tentar alcançar o significado daquela sigla ainda não assimilada, embora seu significado já esteja impregnado em meu cotidiano. Concluo que ela se referia à paralisia cerebral e, então, respondo:
– É…
– Espástica?
– Sim, espástica.
– Quanto ela pesa agora?
– Pouco mais de nove quilos, eu acho.
– Cuidar dela já exige preparo físico, né?

O diálogo durou um minuto, o suficiente para despertar um incômodo. Não que houvesse qualquer intenção, por parte de minha interlocutora, de provocá-lo. Ela se referiu à minha filha como profissional familiarizada com as lesões cerebrais e seus desafios.
A raiz do desconforto é um verbo mal empregado. Minha filha não É PC. Minha filha tem paralisia cerebral. Esta é uma condição do seu corpo, da sua maneira de estar no mundo. Conscientemente, ela vem buscando reconhecer cada um dos contornos que a paralisia desenha em sua vida. Alguns, ela toma como definitivos. Outros, tantos, ela assume como margens para transbordar, na medida em que se enche de coragem e de entusiasmo, suas poderosas ferramentas de trabalho.
Cada estímulo gratifica seu corpo com uma sensação única, à qual ela responde com pedidos de bis. Ela quer mais: do seu corpo, da sua vida, do mundo. Com apenas 11 meses de idade, mostra que quer viver a vida no limite. Não aquele supostamente ditado pela paralisia cerebral, mas aquele do máximo esforço, da máxima entrega e, consequentemente, da máxima recompensa. Minha filha é mais, muito mais do que a paralisia cerebral. Ela é o movimento que nos faz querer e ter mais da vida.

Esse post foi publicado em Posts e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

