Aniversário e seus símbolos

Começo a pensar na celebração do aniversário de minha filha. Seu primeiro ano de vida, a se completar agora em agosto, conta um tempo que não faz jus à intensidade de nossa vivência. O aprendizado que ele nos oportunizou não pode ser objeto de fixação temporal. Ao contrário, nossa vivência transcende o tempo, transpõe o espaço, perpetua-se no amor. De mais a mais, temos comemorado todo dia a nossa sorte que, fundada no afeto, driblou a morte.

Por tudo isso é que a gente quer bolo, docinhos e quitutes. Quer beijo estalado, abraço apertado, suspiro dobrado. Quer leveza e beleza como expressões de nosso mais profundo querer bem. Quer tudo singelo, íntimo e cheio de significado.

Indaguei os amigos sobre onde estariam as guerreiras com super poderes às quais eu pudesse emprestar a fabulosa história de luta e conquistas do primeiro ano de minha filha. As respostas se revelaram surpreendentes, afagaram-me o peito, alimentaram-me a alma. Minha filha tem um lugar junto a cada uma dessas pessoas. Um lugar de carinho. Um lugar no mundo que a acolhe exatamente como ela é. As representações imaginárias que cada um criou para sugerir um tema para sua festa de primeiro aniversário foram um presente à parte! Houve quem sugerisse a Valente, princesa guerreira da Disney; borboletas, por representarem a metamorfose lenta e transformadora, flores por transbordarem cores e alegria, joaninhas, porque são eficientes no combate às “pragas” do jardim, a própria Alice, de Lewis Carol, porque funda o país de maravilhas, e um tema completamente novo, personalizado, assim como é sua história de vida.
Percebi, em cada uma dessas sugestões, que minha Alice é um pouco dessa boniteza toda. Mas, mais ainda, ela é um pouco dessa gente toda que, por identificação ou por solidariedade, deposita nela um pouco do seu tempo e sua sincera amorosidade. Obrigada!

Anúncios
Esse post foi publicado em Posts e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s