Os significados da vida

Dos inúmeros aprendizados que minha filha vem me proporcionando, um deles me chacoalha cotidianamente: passei a olhar a vida com estranhamento, de maneira não natural. Sob esse ponto de vista, cada habilidade é uma conquista: respirar, sorrir, chorar, mexer os braços, encarar, sustentar a cabeça, sentar… São todos substantivos do verbo que é a vida de minha filha. Ela a conjuga no gerúndio, uma vez que está em incessante processo de organização e busca de melhores condições de estar no mundo. Seu desenvolvimento é uma decisão que ela toma todos os dias. Imperativa, ela se planeja, insiste, persiste, teima, cai, levanta, descansa, recomeça. E, muitas vezes, consegue. Sua vontade de estar viva é intransferível.

Junto com ela, reflito sobre cada uma das funções que ela luta para adquirir. Por que é importante sustentar a cabeça, o que se ganha com isso? Jamais me faria essa pergunta não fosse minha filha a me cutucar e a me desafiar. Mas, por causa disso, quando ela alcança uma nova capacidade, também alcanço um novo significado para a vida. O sentimento que me invade por conta disso já está tão enraizado em mim que quase me chama pelo nome. Consigo vibrar por aquele instante intocado no tempo, ainda que ele não se repita. Aquele instante em que ela olhou pra frente, em que alcançou meu rosto, em que esboçou um sorriso, em que mexeu intencionalmente a cabeça. Aquele instante me preenche e é o bastante. Não penso o que virá a seguir, e, por vezes, até esqueço o que foi necessário para chegar até ali. Bastamo-nos, eu, ela e aquele instante. Ela caminha para além de si, e me convida para ir para dentro de mim, buscar o espanto necessário para viver em estado de gratidão.

Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

