Salve empatia!

“Encontro de dois.
Olho no olho. Cara a cara.
E quando estiveres perto,
eu arrancarei os seus olhos
e os colocarei no lugar dos meus.
E tu arrancarás os meus olhos
e os colocara no lugar dos teus.
Então, eu te olharei com teus olhos
e tu me olharás com os meus.”
(Jacob Levy Moreno)

Conheci a passagem acima há muitos anos, no convite de formatura da minha irmã mais velha. Àquela época, o texto me tocou porque não consegui entendê-lo. Achava que havia algum erro de digitação ou inversão dos pronomes pessoais. Ele me rondou durante todo este tempo, desafiador.

Tantos anos depois, a experiência em torno do nascimento de minha filha, suas consequências e desafios me possibilitou assumir um provável significado para o que li: empatia.

Empatia é pressuposto do diálogo, da solidariedade, do amor. Requer compreensão do ponto de vista do outro sem julgamento. É conexão de sentimentos. E isso só é possível quando nos esforçamos para entender e validar a perspectiva do outro, num genuíno exercício de humildade. Especialmente, não há como compreender o universo das pessoas com deficiência sem empatia. Consequentemente, não há como promover a inclusão sem empatia. Ajustar formatos, modificar modelos, rever conceitos, adequar regras para garantir o direito que é de todos é simples como se colocar no lugar do outro. Eu disse simples? Como é difícil sair de si mesmo e abandonar aquela velha opinião formada sobre tudo! Desafio cotidiano.

Esse post foi publicado em Sugestão de vídeos e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

