Rodopios da vida

Era ainda de manhã. Depois de tomar uma mamadeira cheia, Alice se aninhou em meu colo. Resolvi escolher uma trilha sonora para nosso aconchego. Assim que a música começou, fui tomada por um impulso. Segurei o rosto de minha filha colado ao meu, ajeitei seu tronco e suas pernas, um braço em torno do meu pescoço, o outro junto a minha mão. Valsamos o amor. Era notório seu encantamento com aquele suave rodopio que fazia o tempo parar, enquanto o mundo se movia apressado à sua volta. Ela olhava tudo como se fosse a primeira vez. Eu relembrava um tempo passado que o balanço da memória reavivou.
Aprendi aquela coreografia com minha mãe. Posso ouvir sua risada quando me lembro de quantas melodias dançamos juntas em torno do fogão da cozinha. Havia um rádio, que era o primeiro a ser acionado pela manhã, e o último a ser desligado. Companheiro antigo, lustrado pelo sebo acumulado ao longo dos anos, ele denunciava o gosto da dona da casa, para além dos temperos. Enquanto aguardava o tempo de cozimento dos alimentos, bastava um acorde de uma de suas canções favoritas para, magnetizadas, dançarmos no ritmo da mais genuína alegria. As panelas queimando ditavam a hora de parar. A cozinha de minha mãe era imbatível porque contava com o tempero do afeto.
Há pouco mais de dois anos não dançamos mais. O chiar das panelas e o rádio engordurado emudeceram. Restou uma falta irremediável desta e de tantas outras vivências que se foram no tempo inexato. Então, ato contínuo, reproduzi a conexão de mãe e filha. Dançamos, eu, minha filha e minha mãe, num encontro improvável que se viabilizou pelo legado da alegria. Impossível esquecer o passo que nos une. Os rodopios do ciclo da vida nos levaram ao lugar do eterno amor.

Esse post foi publicado em Posts e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

