O canguru

Canguru é um mamífero marsupial bastante encontrado na Austrália. Seus filhotes nascem imaturos e completam o desenvolvimento no interior de uma bolsa na barriga de sua mãe. Ali, eles mamam e se protegem.

Assim acontece também na UTI Neonatal. O bebê nascido pré-termo e alojado em uma incubadora pode se aninhar no colo de sua mãe ou de seu pai, desde que esteja em condição estável. O ideal é segurar a cria pele com pele, por dentro da camisa ou até sem ela, e resgatar a emoção de ter o filho em seu corpo de novo, numa exterogestação.

O método foi criado em 1978 por neonatologistas colombianos, e normatizado no Brasil, pelo Ministério da Saúde, no ano 2000. Entre as inúmeras vantagens, estão o resgate do vínculo mãe-filho, o estímulo ao aleitamento materno, mais confiança dos pais no manuseio do filho de baixo peso mesmo após a alta e menor tempo de internação.
Pessoalmente, posso dizer que o maior benefício do método Canguru foi poder resignificar toda a dor pela qual vínhamos passando. O cordão umbilical já não estava mais a nos unir. Em seu lugar, outros fios nos conectavam a qualquer sopro de vida. O conforto das batidas do coração era substituído pela aflição dos alarmes sonoros, que sinalizavam frequentemente que algo não ia bem. Na minha condição de mãe-canguru, não fui capaz de proteger, tampouco de amamentar minha pequena imatura. Mas ao segurá-la pela primeira vez junto ao meu corpo, mais de quarenta dias após seu nascimento, fui tomada pela certeza de minha capacidade de amar. Naquele breve instante, foi ela quem me protegeu e me salvou da loucura.

A família Canguru - mãe (eu!), pai e a pequena Alice.

A família Canguru – mãe (eu!), pai e a pequena Alice.

Esse post foi publicado em Posts e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

