Nossa aliada, a incerteza

Domingo passado, estávamos na área de lazer do prédio enquanto Alice sentia o frescor da manhã. Foi então que percebi duas meninas brincando com um carrinho, uma boneca e uma mala de roupas e apetrechos para incremento da brincadeira.

Minha visão embaçou. Olhei pra dentro de mim e já estava consumida por um sentimento que não sei nominar. Não era pesar, não era tristeza, não era medo… Talvez fosse uma dúvida, ou muitas delas. Como será que minha filha estará com essa idade? Estará com saúde? Estará desperta para as coisas do mundo? Estará viva? As incertezas são como buracos na fechadura do tempo que a gente não consegue espreitar.

Fiquei presa nesse escurinho por um momento. A voz de meu marido, pai da Alice, me trouxe de volta para o aqui e o agora. Enxuguei os vestígios de fragilidade, que às vezes ainda teimam em escapar daqui e dali. Olhei para minha filha e pensei: e quem diria que você estaria aqui, hoje, assim?! Se nada é previsível, tudo é possível.

A incerteza, ao contrário do que pensei naquele breve instante, tem sido nossa maior aliada. Nós não precisamos da certeza, precisamos da possibilidade. Arrisco dizer que quem precisa da possibilidade sou eu, a mãe. Minha filha está feliz com o dia de hoje, apenas. Demos os braços, de um lado para a dúvida, do outro para a coragem, e seguimos adiante com gratidão pela beleza do dia de hoje.

“Ontem o menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será”
(Gonzaguinha)

Esse post foi publicado em Posts e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

