De avô para neta

Logo que fui alfabetizada, ganhei meu primeiro livro, presente de meu pai: Alice no País das Maravilhas. Vinha com uma capa bonita, muitos desenhos e uma dedicatória de letras perfeitamente simétricas que falavam da importância do conhecimento, mas também falavam de amor.
Trinta e um anos depois, nascia minha filha, Alice. Durante meses eu a acompanhei na incubadora da UTI Neonatal, enquanto ela terminava de se formar e amadurecer. Eram três visitas permitidas ao dia, cada uma com uma hora de duração, exceto quando havia alguma intercorrência grave. Pelo raciocínio exato de meu pai, foram 366 visitas durante seu período na UTI. Eu estive em todas elas. Como ele não podia entrar, acompanhou-me diversas vezes até o hospital, e aguardava na sala de espera por qualquer migalha de notícia.
Na tentativa de tornar esta rotina menos extenuante, o avô da Alice levava um computador consigo e se punha a estudar alemão. Às vezes cochilava, outras vezes se irritava, outras ainda se compadecia com as histórias dos pais e das mães que, como eu, lidavam com aquela realidade. Até que, entre os estudos, ele se pôs a traduzir um livro. Era “Alice no país das maravilhas” em alemão.
Quando o dia era demasiado triste ou angustiante, ele comentava uma passagem do livro, na tentativa de resgatar a crença num final feliz. Naquelas intermináveis horas de espera, traduziu o livro todo do alemão para o português, organizou as páginas e imprimiu. Dedicou tempo, talento e sensibilidade em uma capa feita a bico de pena, personalizada, única.
Num sábado, na sala de espera do hospital, com um sorriso de satisfação, entregou-me aquele exemplar. Estava tudo escrito ali: a esperança e a coragem, na preciosa reedição de seu amor, agora pela neta.

livro1 livro 2

Esse post foi publicado em Posts e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para De avô para neta

  1. Luciana Thomsen disse:

    Não sabia disso… Simplesmente emocionante! Saudades de suas postagens, Mariana. Um abraço. Matheus e Luciana Thomsen

    Curtir

  2. Luciana Thomsen disse:

    Oba!!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

